Carrinho de compras

Sobre a Ecola

Ecolã

O Património Cultural Mundial deve ser preservado.
AEcolã é a mais antiga empresa familiar certificada artesanal de origem portuguesa.

Sobre a Ecolã

No coração do maciço encontra-se a aldeia de Manteigas, um lugar de incrível beleza natural onde é possível respirar o ar do ponto mais alto de Portugal a 2000 metros.
Os pastores vivem nestas montanhas desde 1188, pelo que a aldeia é caracterizada pela indústria artesanal da tecelagem, uma tradição antiga que tem sido transmitida de geração em geração.

Há 20.000 anos, durante o período quaternário, a glaciação na Serra da Estrela provocou a acumulação de neve perpétua acima dos 1650 metros. Os longos Invernos e a queda de neve nas montanhas desenvolveram o seu próprio ecossistema e a neve acima dos 1650 metros. Os longos Invernos e a queda de neve nas montanhas desenvolveram o seu próprio ecossistema e o solo árido e granítico marcou o ritmo das actividades. Na ausência de condições favoráveis para a agricultura, os pastores tiveram uma grande influência na vida nas montanhas. Os pastores voltaram-se para a utilização da lã para se protegerem contra as condições duras e montanhosas.

Além de ser um património cultural, a Ecolã é uma família de três gerações de especialistas em lã desde 1925. A mais antiga empresa familiar certificada artesanal de origem portuguesa. Mais do que uma fábrica têxtil, é uma empresa que assegura a qualidade e a manutenção do saber-fazer tradicional, enfatizando um estilo de vida natural de montanha.

Lã Atira

A qualidade da lã, associada ao conhecimento ancestral para transformar a lã, explica o prestígio da tecelagem da Serra da Estrela. Os lançamentos são o exemplo vivo disso mesmo.


lã portuguesa

AS OVELHAS - BORDALEIRA SERRA DA ESTRELA

Na Serra da Estrela encontramos um tipo distinto de ovelha branca, mendiga e de cor castanha. Os seus olhos expressivos e pele fina com uma cor uniforme são as suas principais características.

É a fibra de origem animal mais resistente, 100% natural e, tal como o pêlo humano, contém uma proteína chamada queratina. Durante o crescimento é lubrificada pelas glândulas sebáceas que segregam uma substância cerosa cujo componente principal é a lanolina. Bio-degradável e renovável, ano após ano a ovelha produz lã que é tosquiada para seu próprio bem. Naturalmente elástica e confortável, é utilizada como isolante térmico natural.

Burel

lã portuguesa

Tecido 100% de lã de ovelha de origem medieval que sempre esteve associado à Serra da Estrela, à montanha, aos pastores e às suas capas. A autenticidade de Burel resulta de uma sequência de operações específicas no processo de fabrico.

Depois de ser tosquiada, lavada e tecida no tear, a lã é "pisada" numa máquina chamada stomper que bate e escalda a lã, transformando o tecido em saco, tornando-o mais apertado, resistente e impermeável.

Processo de fabrico

SHEARING

A Primavera é o momento certo para tosquiar a lã das ovelhas a fim de assegurar o seu crescimento até ao Inverno seguinte. A partir das pernas, a lã deve ser retirada de uma só vez. Aproximadamente 6 kg de lã são obtidos de cada ovelha, dos quais apenas 3 kg são de lã fina.

SELECÇÃO

Para os têxteis é utilizada apenas a lã da melhor qualidade que vem das costas do animal, que é a mais comprida e limpa. A lã de baixo é muito curta e a área traseira é muito suja.

GIRANDO

A fiação pode ser feita com um fuso manual ou eléctrico que transforma a lã em fio, torcendo-a para obter o fio da espessura desejada.

WEAVING

O tecido é feito através do entrelaçamento de fios de trama com fios de urdidura. Este método de tecelagem era conhecido nos tempos do Paleolítico.

ECOLÃ

Manto sem mangas Burel

Círculo com duas aberturas para colocar os braços. Funciona de duas maneiras, obtendo um manto longo e um curto.

ECOLÃ

Das ovelhas à lã... Da lã às peças de arte espantosas... Da Serra da Estrela a si...

ECOLÃ

O factor humano é o elemento principal, sendo os padrões elevados o compromisso.

O objectivo é transmitir a arte da jangada às gerações futuras.

Ecolã

As cores genuínas da lã identificam a marca.

O respeito pelos elementos naturais profundos relacionados com o estilo de vida na montanha portuguesa.

País de entrega: